Bate-papo entre autoras: Fabiane Ribeiro e Bianca Carvalho!

3 comentário(s)
   Hoje trago pra vocês algo inédito! Eu conheci uma autora nacional super fofa e talentosa na Bienal do Livro, a Bianca Carvalho. Hoje fizemos o nosso primeiro "bate-papo entre autoras". Trago para vocês as melhores partes de nossa conversa,  na qual abordamos temas como: as dificuldades de nossas carreiras literárias, o significado de títulos e personganes de nossas histórias, autores que nos inspiram e muito mais! Resolvi postar em forma de bate-papo mesmo, para mostrar o tom descontraído da conversa. Ao final de cada resposta, reparem que quem respondeu, fazia uma nova pergunta.  Beijos!

Fabi diz:
Primeiro, me fale um pouquinho sobre quem é você e o que você faz além de escrever.
Bia diz:
Eu sou formada em marketing, mas gosto de brincar que essa profissão não gostou de mim. Então, parti para a área
administrativa e hoje trabalho em uma empresa de petróleo e gás. Como isso não me dá muita oportunidade de criar
e fantasiar, essa nova vida de escritora é um escape para mim. E hoje eu vejo que é o que eu quero para minha vida.
Eu achei o enredo do seu livro muito original, o que te inspirou a escrevê-lo?
Fabi diz:
Eu sempre admirei escritores que escrevem sobre criança, mas não para crianças. Livros como O Caçador de Pipas e O
Menino do Pijama Listrado foram minhas grandes inspirações. E pessoalmente eu escrevi ele em um momento difícil, em que
eu estava doente. Então toda força de que eu precisava naquele momento, eu tentei colocar nos personagens, para que eles pudessem transmitir isso aos leitores.
Agora, conte um pouquinho como foi criar o livro 1 de sua trilogia.
Bia diz:
Quando eu imaginei Jardim de Escuridão pela primeira vez, eu vi o livro todo na minha cabeça, pelo menos por alto.
Depois, antes de começar a escrever, eu pesquisei o significado das flores para poder dar uma veracidade à história. Então,
encaixei esses significados nas situações e o livro foi crescendo, tomando forma. O desenrolar foi vindo aos poucos, e ele
foi muito, muito gostoso de escrever.
Me conta... como foi o processo de publicação??? A busca por uma editora?
Fabi diz:
No começo eu não sabia se ia mesmo publicar e confesso que não sabia nada sobre o processo de edição. Aí, quando o livro
ficou pronto, comecei a pesquisar e a enviar pras editoras. Mas eu era muito ingênua, e enviei apenas pra grandes editoras,
que dificilmente aceitam originais. Fiquei um ano nesse processo, tendo recebido alguns nãos, e a maioria das editoras
nem respondeu, rs. Aí tive a ideia de buscar por editoras menores que abrem as portas, então enviei pra Multifoco e logo
eles me aceitaram.
Bia diz:
Você tem algum personagem seu que seja seu xodó?
Fabi diz:
Boa pergunta, rs... tenho sim, o Pepeu. Na verdade a relação entre o Pepeu e a Anny é o meu xodó. Ela já está na nova fase
de sua vida, longe dos pais, e sendo escravizada... e pede todas as noites para que o "Papai do Céu" envie alguém para jogar
xadrez com ela e fazer-lhe companhia. Assim, o Pepeu surge misteriosamente em sua vida e ele passa a ser um irmão mais
velho, um anjo, um guardião para ela. A vida dele, quem ele é e tudo mais são mistérios, que revelo mais pro final.
Agora quero saber quais autores e livros vc mais admira.
Bia diz:
Ah, minha autora FAVORITA, DIVA, MARAVILHOSA é a Nora Roberts... tanto que meus livros têm muita influência dela.
Gosto também de literatura fantástica, de suspense... adoro Sidney Sheldon, Linda Howard, Danielle Steel...
Tem um livro que eu sei que nunca vou esquecer: Se houver amanhã do Sidney Sheldon.
E vc, quais autores vc admira?
Fabi diz:
Eu admiro Khaled Hosseini, John Boyne, William Young (por sua trajetória pessoal e pela jornada de seu livro), Kim Edwards. Esses são os que me inspiram. Na obra de todos, os maiores ensinamentos são transmitidos por crianças, da maneira mais pura e emocionante possível. E tbm adoro JK Rowling, pq sou pottermaníaca também, mas não escrevo fantasia.
Bia diz:
EU AMO HARRY POTTER
Fabi diz:
Agora, sobre o título do seu livro, que é lindo. Qual a relação dele com a história e qual a relação pessoal com você?
Bia diz:
Boa pergunta! A personagem principal do livro tem um jardim "mágico". As flores conversam com ela, lhe transmitindo
visões do futuro, e essas visões podem ser boas ou sombrias, então, essa é a contradição do nome do livro... que o Jardim,
uma coisa tão bela, pôde encher a vida da Faith de escuridão com as visões de um futuro que começava a assombrá-la.
A relação comigo, é que eu gosto muito de flores. Acho que elas são mágicas, e tenho certeza que todas as coisas que Faith
"adivinha" poderiam facilmente ser verdadeiras, ligadas ao significado das flores.
Mas menina, me conta desse nome tb. Vc gosta de xadrez?? Joga bem, hehehe?
Fabi diz:
Jogo mais ou menos, só por diversão, rs. Na verdade, o título é o seguinte: o jogo de xadrez foi o último presente que a Anny
ganha do pai, antes de ser separada dele e da mãe. Então, na nova vida, ele passa a ser a ligação eterna entre ela e aqueles
a quem ela ama. Tudo oq é felicidade nela, é "xadrez", então ela passa a sonhar (ela se liberta através dos sonhos, na nova vida de
prisão) com um Reino Xadrez onde faz amizade com as peças do jogo, que passam a ajudá-la a conhecer a si própria e a
vencer as dificuldades da vida.
Vc cria personagens inspirados em pessoas que conhece?
Bia diz:
Não.. mas depois eu "encontro" pessoas que conheço neles. Acho a Cailey, irmã da principal de Jardim de Escuridão,
protagonista de Versos Sombrios, muito parecida comigo em alguns aspectos.
Se vc pudesse fazer um elenco para seu livro, vem alguém em mente para interpretar os personagens? (adoro essa
pergunta, hahaha)
Fabi diz:
Nossa,  difícil essa haha... pras crianças não. Tem mtas crianças no livro (Anny, Desiré, George, Raphael)...
Bia diz:
Eu sempre imagino alguém e tenho curiosidade de saber quem os autores escolheriam  (Obs: postei no final da matéria o
elenco perfeito da Bia).
Fabi diz:
Queria q vc falasse para os leitores como funciona a impressão sob demanda e oq vc acha dela.
Bia diz:
É assim... depende muito da editora... tem umas que pedem um pagamento pelo trabalho de editoração (capa,
diagramação, revisão...) e outras cobram apenas pelos exemplares que você comprar, que foi o caso da Literata. Eu paguei
pelos exemplares que comprei e os que eu revender, o lucro é 100% meu. Eu acho uma ótima alternativa aqui no Brasil
quando as editoras grandes fecham os olhos para os autores nacionais. Eles não sabem o que perdem, ainda mais hoje em
dia que vários talentos estão aparecendo. Contudo, é um investimento alto, e você tem que estar preparado para isso.
Fabi diz:
Pra finalizar, eu queria q vc desse uma dica pra todo mundo q deseja se tornar um escritor nos dias de hj
e q dissesse pq eles devem ler seu livro.
Bia diz:
Eu acho que o mais importante é não desistir, mesmo com os muitos "NÃOS" que irá receber. E escrever o que gostam..
nada de seguir modinhas, porque ai não é verdadeiro! E eles têm que ler meu livro porque é uma história sutil, apesar do
toque de violência, e tem uma bonita moral de amizade e amor pela família.
Fabi, deixe tb um recadinho para quem ler o bate-papo ^^
Fabi diz:
Quero agradecer a todos por lerem esse "bate-papo entre autoras" e prestigiarem a literatura nacional, que é muito rica e
realmente só precisa de mais investimento. Dizer que nunca desistam de seus sonhos e não se deixem abater frente às dificuldades.  Cada um tem uma jornada com flores e espinhos ao redor. Em "Xadrez", a Anny escolhe ver apenas as flores de seu caminho. Todos nós podemos fazer o mesmo!

O livro lindo da Bianca:

Visite o blog dela: clicando aqui
E, como prometido acima, o elenco dos sonhos da autora para "Jardim de Escuridão": aqui.


Espero que tenham gostado, porque eu adorei! Beijos Bia, obrigada! 

3 comentários:

Ludmila disse...

Adorei o bate-papo.. eu ficaria lendo uma conversa de vocês por muito tempo.
Vocês são umas fofas e muito simpáticas.
Fiquei curiosa e bastante interessada nos livros de vocês.
Adorei muito o bate-papo de vocês!
Parabéns!
Beijos e ótimo fim de semana!

Jacqueline Braga disse...

amei o bate-papo
fiquei curiosa com o livro, a capa é perfeita *_*
bjos

Fabiane Ribeiro disse...

Oiii, que bom que gostaram!

Eu ainda tbm não li o livro da Bia, mas quero muito ler! Parece realmente ótimo!

Ludmila, muito obrigada, querida!!!

Um beijo!!

Postar um comentário