Resenha – Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar

6 comentário(s)

Sinopse:
Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.


Recebi este livro super bacana e diferente em parceria com a editora Martin Claret, conhecida por trazer livros clássicos e especiais para nossas estantes.
Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar foi um livro rápido, prazeroso e encantador de se ler.
Com dez contos de fadas celtas, conhecemos os mais diferentes tipos de feiticeiros.
Para começar, temos uma introdução, feita por Taís Gasparetti, super instrutiva e interessante chamada: “Por que ler contos de fadas”:

“Uma explicação para a atualidade dos contos de fadas está na riqueza de elementos psíquicos que eles possuem e que dialogam, de alguma forma, com a mente humana. Eles são uma das nossas principais heranças psíquicas. E são tão antigos e tão presentes em tantas culturas diferentes que é impossível precisar a sua origem” (Pág. 9)

Então, iniciamos a leitura dos contos propriamente ditos. Obviamente, em um livro com dez histórias diferentes, cada uma tem o poder de nos entreter de alguma forma. Apaixonei-me por umas e frustrei-me com outras, mas, no geral, os contos foram muito divertidos de se ler, principalmente por serem tão diferentes de tudo a que estamos acostumados e por serem parte de uma cultura tão mística e antiga.

Vou falar um pouco do meu preferido, o conto “Os filhos de Lir”. Nele, os reis da Irlanda se reúnem para decidir quem, entre eles, é o principal soberano. Lir, ficando desapontado por não ser o escolhido, recebeu a proposta dos demais reis de escolher uma das belas jovens de Erin para ser sua esposa.
Eles casam-se e têm três filhos. Porém, a esposa acaba falecendo e o rei se casa com outra mulher.
A madrasta, enciumada pelo amor e pela proteção que o rei tinha pelos três filhos, lança sobre eles uma terrível maldição. Os três viram cisnes, condenados a viver por novecentos anos nas correntes e lagos de Erin.

Trecho do conto: “O rei Lir chegou às margens do lago e ouviu os cisnes falando com os humanos. Conversou com eles e lhes perguntou quem eram. Fingula respondeu dizendo: - Somos os teus filhos, que tua esposa arruinou em razão de seu espírito maligno e de seu ciúme” (Pág. 57).

Informações:
Título: Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
Seleção dos contos feita por: Joseph Jacobs
Gênero: Contos de fadas (Celta)
Editora: Martin Claret
Páginas: 136



Agradecimentos à editora Martin Claret, por ceder o livro para o blog.


6 comentários:

RUDYNALVA disse...

Fabiane!
Os clássicos sao otimos, adoro tema como bruxaria e esoterismo.
Sua resenha está perfeita, parabéns!

Passando para desejar uma semana repleta de alegria e um mês carregado de felicidade! Felicidade! Felicidade!
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Pamela Lima disse...

Sabe Fabi ...
Eu n.u.n.c.a parei pra ler contos celtas, sempre estou muito ligada em ChickLit ou Ficção Cientifica.
O bacana desse livro é que tem vários contos né, ai da pra criar bastante bagagem sobre o assunto. Vou adicionar a minha lista de livros pra ler!

Estou te seguindo!
Beijos!!

pam in blog . com
@paminblog

Mandy disse...

Fabiane sua resenha ficou ótima!
Já li esse livro da Martin Claret e simplesmente adorei!

BjO
http://www.the-sook.blogspot.com.br/

NARA DIAS disse...

Antes mesmo de terminar de ler já fiquei com vontade de ler e de presentear minha cunhada de 17 anos que é louca por bruxas. O quarto dela tem muitas bruxinhas lindas penduradas!

Andreia Nogueira disse...

Adoro livros de contos e fiquei interessada neste, principalmente por ter "mitologia celta" no meio.
Ótima resenha.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Fabiane Ribeiro disse...

Oii pessoal!
Agradeço pelos comentários.
O livro é muito legal e inusitado, vale a pena conferir!!!

Grande beijo!
Fabi

Postar um comentário