Resenha: A outra vida

2 comentário(s)

“A outra vida não existe mais. Este novo mundo tem suas próprias regras. Sobreviver aos ataques é uma delas”.

A outra vida é um romance distópico, voltado para o público adolescente, tendo zumbis inusitados como monstros apocalípticos.
A jovem Sherry vive na Califórnia, levando uma vida normal para uma adolescente, até que o mundo que ela conhece muda completamente. Todos os cidadãos passam a viver uma outra vida, tendo de fugir, se esconder e lutar pela sobrevivência.
A narrativa se inicia quando Sherry já está em um abrigo subterrâneo com sua família (pais, avó, irmão e irmã) há três anos, sem saber o que acontece na superfície da terra desde que o caos se instalou e os obrigou a refugiar-se.
O rádio do pai, que os mantinha em contato com os vizinhos no abrigo subterrâneo ao lado, parou de captar sinais. Os militares já não enviam mais mensagens pela televisão, e a comida do abrigo da família acabou, o que gera constantes e exaustivas discussões entre os pais.
Sendo a irmã mais velha, Sherry e seu pai saem então do abrigo em busca de comida, após mais de três anos sem ver a cor do céu, sua cidade, ou qualquer outra pessoa.
O mundo que pai e filha encontram é pior do que eles haviam imaginado.
A destruição é maciça, e as pessoas, aparentemente, se foram. Desapareceram da face da terra – com exceção de alguns cadáveres. E nesse cenário de destruição, quando Sherry e seu pai são atacados por terríveis criaturas, ela conhece um jovem destemido, chamado Joshua, que, além de salvar sua vida, leva-a até um local com mais sobreviventes.
As tais criaturas que atacaram Sherry e seu pai são mais numerosas do que se supõe a princípio. São feras que comem gente e soltam um líquido viscoso pelos olhos, por isso recebem o apelido de “Chorões”. São, na verdade, como zumbis – com pelos! – já que antes da infecção eram seres humanos.
Algumas reviravoltas, cenas de ação e pinceladas de romance estão presentes na narrativa deste primeiro volume da série. Porém, minhas expectativas não foram alcançadas (e elas nem eram muito altas). A leitura é, sim, divertida, mas os personagens são muito rasos e fiquei com a constante impressão de que já havia lido essa história. Muita previsibilidade e pouca originalidade. Assim descrevo o livro.
Mas há também pontos positivos. A diagramação é excelente, facilitando o fluxo rápido da leitura, além de estar super fofa e bem trabalhada. A tradução também foi muito bem feita, assim como tenho que elogiar o título da obra, que remete à vida dos personagens antes do caos.
A indicação fica para quem gosta de literatura descompromissada e simples e de distopias adolescentes, embora falte um certo tempero para a história de Sherry, Joshua e dos zumbis que choram.

Trecho: “A meio caminho, fiquei paralisada. Um Chorão estava agachado no último degrau. Seus olhos amarelos – com lágrimas escorrendo – fixados em mim. Ele rosnava e a saliva pingava de sua boca. Eu quis correr e me esconder, mas não o fiz. Ele saiu do degrau e veio em minha direção. Com o coração aos pulos, levantei a arma e atirei” (Pág. 226).


Informações:
Título: A outra vida
Autora: Susane Winnacker 
Gênero: Distopia, YA
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

2 comentários:

Raquel Jacobina disse...

Eu tenho visto várias resenhas desse livro, e tirando que os seres são como zumbis, o livro me deixou curiosa. Também notei algumas semelhanças, mas como não li o livro não posso afirmar nada. Como tenho lido livros distópicos e gostado pretendo ler este também, espero gostar.
Abraços, Raquel.

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Raquel!
Obrigada pela visita, espero que goste da leitura.
Vi por aí que, de forma geral, o pessoal tem gostado do livro... eu que acabei me decepcionando mesmo, mas talvez isso não aconteça com vc =)
Beijinhos!!!

Postar um comentário