Resenha: O menino da mala

0 comentário(s)

“Mas por que diabos teria sido colocado dentro de uma mala e abandonado num guarda-volumes?”

Confesso estar com sentimentos confusos a respeito de minha análise geral ao fim da leitura de O menino da mala.
É uma boa leitura, uma trama de suspense, e a premissa de se encontrar uma criança em uma mala num guarda-volumes de uma estação é bastante interessante, pois gera curiosidade desde a leitura da sinopse. Entretanto, há uma parte de mim que se sente um pouco decepcionada com a leitura.
Na trama, temos a enfermeira Nina Borg, que, sempre solícita e disposta a ajudar, recebe o pedido inusitado de uma antiga amiga, Karin, para que vá buscar uma mala numa estação. Karin não diz o conteúdo, porém parece bastante amedrontada com a situação.
Nina se assusta, ao abrir a mala, já na estação, e encontrar em seu interior um garoto de aparentemente 3 anos de idade, nu e dopado.
A partir daí a história passa a ser uma corrida para que Nina descubra quem é aquele menino, de onde ele veio, por que estava naquela situação, e o que deve fazer com ele. Porém, não é fácil, pois além de todos os mistérios que rondam aquela história, o menino não fala o mesmo idioma de Nina.
Temos também outros personagens, e os capítulos se alternam mostrando as visões de cada um deles. Por exemplo, a mãe do menino encontrado na mala, uma pessoa envolvida com o crime, e outros personagens que vão se encaixando nos mistérios no decorrer da história. Isso tudo torna bastante ágil a narrativa e faz com que a leitura seja bem rápida, ainda mais se somarmos o clima de suspense e o tamanho reduzido dos capítulos.
Portanto, a história tem muitos pontos positivos, e eles realmente fazem a leitura valer a pena.
Minhas ressalvas ficam para a previsibilidade da trama. Por volta da metade do livro estava claro quem estava por trás do mistério envolvendo o menino e por qual motivo. E confesso ter ficado decepcionada ao constatar que todas as resoluções foram aquelas mesmas, tirando o brilho de qualquer reviravolta. Além disso, a simplicidade da trama no final não faz justiça ao propósito do livro, que possui uma premissa bem interessante e, se bem elaborada e concluída, poderia ter rendido um livro inesquecível de suspense, mas não foi o caso.
É um bom representante do gênero, mas a falta de aprofundamento em algumas questões e até mesmo personagens torna a trama um pouco rasa.

Informações:
Título: O menino da mala
Autoras: Lene Kaaberbol e Agnete Friis
Gênero: Suspense
Editora: Arqueiro
Páginas: 320

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.


0 comentários:

Postar um comentário