Top 13 de 2013!

7 comentário(s)
Mantendo a tradição aqui do blog, no mês de janeiro costumo postar um "top" dos meus livros favoritos lidos no ano anterior. 
2013 já acabou, mas aproveitei essas últimas semanas para montar este post e analisar as escolhas difíceis que eu tinha pela frente. 
No total, li 74 livros no ano de 2013, então foi bem complicado escolher apenas 13, tanto que no primeiro lugar tivemos um empate.
No ano passado, fiz um top 12 (clique aqui para conferir), com links direcionando para a resenha de cada livro. Porém, este ano, vou fazer um pouquinho diferente. Ainda não soltei todas as resenhas que fiz no ano passado. Como tenho lido bastante, e costumo soltar as resenhas com um intervalo de dias entre cada uma, estou com vários textos acumulados pra ir postando. Eu faço as resenhas assim que termino a leitura, mas quando não tenho obrigação de postá-las imediatamente, ou seja, quando elas não estão necessariamente vinculadas às editoras parceiras), eu guardo os textos e vou soltando aos pouquinhos. Portanto, no lugar de links de resenha, vou escrever rapidamente algo que me fez amar cada um desses livros. 
Vamos, então, ao top 13 de 2013!

13. A guardiã da minha irmã: um livro que corta o nosso coração durante a leitura, quando Anna,de 13 anos, decide contratar um advogado para obter emancipação médica e não ser mais a doadora de sua irmã, que tem câncer. Ao mesmo tempo em que é extremamente triste, trata-se de uma leitura muito bonita e indispensável.

12. As luzes de setembro: como fã da escrita de Zafón, separei apenas um livro da Trilogia da Névoa, que li toda no ano passado, para colocar neste post. Os 3 livros são muito bons, mas com este título, Zafón fechou com chave de ouro uma série tão linda, singela e repleta de romances e mistérios que surgem da névoa.

11. Feche bem os olhos: Um excelente livro de suspense, novamente tendo o detetive Dave Gurney como protagonista, investigando um crime que parecia impossível. O primeiro livro da série entrou no top que fiz ano passado,e, desta vez, o autor surpreendeu  novamente.


10. O Inocente: Um excelente thriller de Harlan Coben não poderia faltar aqui. Não me canso de ler seus livros e, em O Inocente, ele construiu mais uma obra muito digna, repleta de reviravoltas e mistérios, com um protagonista cheio de rancor, mas também com boas intenções, que se vê em uma nova enrascada, após ter sido enviado para a prisão e cumprido pena por um crime que não necessariamente cometeu. 

9. Os Impostores: um livro de suspense que destoa de todos os outros presentes nesta lista. Ele aborda principalmente a espionagem e a falta de confiança naqueles que estão mais próximos de nós, tendo dois casais bastante suspeitos no decorrer de toda a trama. Uma história bastante inteligente e envolvente. 

8. Ratos: uma narrativa cruel, forte e violenta. Mãe e filha se encontram em uma situação terrível quando a casa em que vivem é invadida por um assaltante durante a noite. Elas sempre agiram feito ratos, acuadas e escondidas, mas agora talvez precisem atacar. 

7. Profecia: continuação do excelente suspense histórico Heresia, Profecia é um pouco superior ao seu antecessor, por isso representa a saga nesta lista. Aqui vemos o ex-monge Giordano Bruno em um misto de ficção e realidade, lidando com crimes e artimanhas políticas na Londres de séculos atrás.

6. O circo mecânico tresaulti: Impactante, forte e metafórico. Este livro se passa num futuro em que a guerra acabou com a terra, e um circo, com homens pós-humanos (transformados em seres mecânicos após já estarem mortos), viaja pelos escombros das cidades levando espetáculos divertidos e bizarros para uma sociedade tão sofrida.

5. Liberta-me: não sei o quanto da presença deste livro na quinta posição foi determinado pelo meu lado racional e quanto pelo emocional. O livro é, sim, muito bem escrito, sendo ele a sequência de Estilhaça-me (presente no top do ano passado), com uma boa história e personagens bem construídos. A verdade é que essa série me arrebatou e mal posso esperar pelo terceiro livro, que será lançado agora em 2014.

4. O lado bom da vida: uma história que é tão linda justamente por ser tão simples, e leva à reflexão em diversos momentos. Questões que vão da sanidade mental, a partir dos traumas pelos quais passamos, até se abrir para um romance durante os momentos dolorosos e de redescoberta. Uma comédia romântica com profundidade e que conquista pela fragilidade de seus personagens.

3. Em Chamas: finalmente, em 2013 li a Trilogia Jogos Vorazes, e fiquei completamente arrebatada pela trajetória de Katniss e seus companheiros de Panem na luta pela sobrevivência e dignidade. Em Chamas é o meu preferido da trilogia e, portanto, ele representa toda a saga aqui, embora ela inteira seja fenomenal. 

2. A síndrome E: uma história sobre crimes e mistérios bastante violentos, escrita pelo autor francês Franck Thilliez, que nos deixa perturbados durante toda a leitura. Ele é intenso e assustador, porém, escrito com brilhantismo. Um dos melhores livros de suspense que já li, e também um dos mais fortes e bizarros.
   


1. Empate técnico em primeiríssimo lugar: O caminho para casa e Extraordinário: ambos conquistaram meu coração através de seus personagens, tão humanos e profundos. Em O caminho para casa são abordados os temas da perda e da amizade de forma intensa, por meio de uma escrita dramática e reflexiva. Já em Extraordinário acompanhamos a trajetória de uma criança que nasceu com deformidade facial e precisa lutar contra o preconceito e a autoaceitação todos os dias, por meio de uma escrita bem humorada, singela e comovente. Nunca me esquecerei de Lexi ou de Auggie. 


Para finalizar o post, vou fazer agora algumas menções honrosas. A verdade é quando fiz este top 13, tive que deixar muitos livros de fora, pois amei diversas das 74 histórias que tive o prazer de acompanhar em 2013. Portanto, alguns injustiçados, que não ficaram entre os 13 favoritos, serão agora mencionados de forma honrosa. Para mais informações sobre cada um deles, clique no título respectivo para ser redirecionado (as menções não estão em ordem de preferência): 
Um beijo e ótimas leituras em 2014!
Fabiane

7 comentários:

Anônimo disse...

=O De todos esses, só li Em Chamas e Extraordinário, adorei os dois. Vou procurar mais saber dos outros...confio no seu gosto literário hahaha
Beijinhos

www.resenhasealgomais.com.br

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Thaís!
Procure, sim, tenho certeza que vc vai gostar de vários da lista hehe.
Obrigada pela visita.
Um beijo!

Luh disse...

Menina, que post mais legal.
Vc pelo jeito gosta de suspense, como eu. Vou anotar várias dicas dessa lista e começar fevereiro falida kkkkkk

Bjs

Junior disse...

Nossa, vc deve ter tido um trabalhaum mesmo pra montar esse post. Mas valeu a pena, pq ficou ótimo. Eu já li apenas O lado bom da vida, e vc tem razão, pois é excelente leitura. Por isso mesmo, vou procurar adquirir os demais títulos que vc sugeriu, parecem excelentes. Um grand abraço

Fabiane Ribeiro disse...

Obrigada, pessoal.
Adorei saber que vcs gostaram da lista e que vão conferir as dicas.
Beijinhos :)

Unknown disse...

Eu também amei o Extraordináro, minha melhor leitura até agora em 2014. E devo ler quase todos os livros que você colocou na lista! :D

http://leituraadentro.blogspot.com.br/

Fabiane Ribeiro disse...

Olá Hendrio, td bem?
Fiquei feliz de saber que gostou de Extraordinário e que irá ler mais livros da lista!
Volte sempre :)

Postar um comentário