Resenha: Segredos e Mentiras

2 comentário(s)

“É incrível a quantidade de coisas que não notamos quando estamos emocionalmente devastados”.

Um livro bastante intenso e cujo título não poderia ser mais apropriado.
Em Segredos e Mentiras acompanhamos os mistérios que rondam o suicídio de Noelle, uma ex-parteira que chocou a todos com sua morte, pois até aqueles que eram mais próximos tinham certeza de que ela era feliz e amava o que fazia.
As pessoas mais próximas, a princípio, são suas duas amigas, Tara e Emy. A primeira passa por um momento difícil após a morte do marido e o fato de não saber como lidar com a própria filha adolescente, que era muito mais próxima do pai que da mãe. A segunda amiga de Noelle, Emy, é quem nota seu estranho sumiço em uma noite e vai verificar no dia seguinte por que ela não responde suas ligações, encontrando-a, então, morta dentro da própria casa, junto de um frasco de comprimidos.
Com tantas perdas, a vida de Tara fica cada vez mais difícil, mas ela e Emy precisam encontrar forças para descobrir as questões ocultas em todas as camadas dessa história.
A narrativa dá muitas voltas e se mostra cada vez mais complexa, sendo um excelente misto entre drama e suspense, e chegando a um final bem construído e amarrado.
É interessante a dinâmica que a autora colocou na história, fazendo com que ela ganhasse um excelente ritmo. Os capítulos se alternam em narrativas em primeira e terceira pessoa, e por meio do ponto de vista de alguns personagens, como Tara, Emy, Noelle (mostrando grandes saltos temporais, desde sua infância até a tragédia final), e até mesmo Anna.
Anna é uma personagem misteriosa, da qual Tara e Emy só passam a ter conhecimento quando encontram uma carta de Noelle direcionada a ela. Não faziam ideia de quem era Anna, mas a carta encontrada era bastante dramática e parecia envolver a antiga profissão de Noelle. Porém, a escrita da carta estava interrompida, de modo que não sabiam como ela se concluía. Mais mistérios, mais segredos e mais mentiras.
Com ótimos personagens e uma trama desenvolvida brilhantemente, a obra é um grande mistério, que nos prende do início ao fim. A escrita de Diane Chamberlain é um pouco detalhista, porém, é tão cativante que me fez querer conhecer outros de seus títulos.

Trecho: “Às vezes as pessoas guardam as coisas para si. Até mesmo as pessoas mais próximas da gente. Nunca se consegue conhecê-las de verdade. Olhei para o rosto de Noelle, tão bonito e agora tão vazio. Ela não estava mais ali e achei que já me esquecera do seu sorriso. Isto não faz sentido, pensei. Ainda havia tanta coisa que ela planejava fazer. Eu precisava ligar para Tara. Não daria conta disso sozinha. Tara e eu saberíamos o que fazer. Juntas, descobriríamos o que havia acontecido. Juntas, nós duas sabíamos tudo o que se poderia saber sobre Noelle. Ainda assim, na minha frente jazia a prova – nossa amiga, que se fora para sempre – de que, na verdade, não sabíamos de nada” (Pág. 23).

Informações:
Título: Segredos e Mentiras
Autora: Diane Chamberlain
Gênero: Drama, Suspense
Editora: Arqueiro
Páginas: 288

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Caram eu fiquei com MUITA vontade de ler esse livro. Parabens pela resenha!

Fabiane Ribeiro disse...

Olá, Giovanna!
Obrigada pela visita ao blog. Gostei de saber que a resenha despertou sua curiosidade para conhecer o livro!
Abraços :)

Postar um comentário