Resenha: O Presente

2 comentário(s)

“Você não faz tudo ao mesmo tempo, Lou. Você sempre decide fazer uma coisa em detrimento de outra. Existe uma diferença”.

Mais um livro da Cecelia Ahern que me conquista completamente.
A história, desta vez, é mais simples que em seus outros romances que já li, porém, não deixa a desejar em nenhum quesito. Pelo contrário, em O Presente temos mais uma linda trama, capaz de emocionar e levar à reflexão.
Durante a história, acompanhamos a trajetória de Lou. Aquela velha frase “é preciso se perder para realmente se encontrar” pode ser facilmente aplicada ao personagem, visto que ele se perde cada vez mais na vida e precisa aprender com todos os erros se quiser salvar seu relacionamento com as pessoas que ama.
Ele é um executivo bem sucedido, que vive com a mulher e os dois filhos em uma grande casa em Dublin, na Irlanda. Sempre apressado e movido por atitudes duvidosas, Lou magoa sua família constantemente. Sem tempo para comparecer aos compromissos familiares ou a dar atenção aos filhos e à esposa, ele se preocupa em subir de cargo no serviço e em ter casos extraconjugais. Uma vida de mentiras e aparências, que acaba por levá-lo a uma situação extrema: confrontar a si mesmo.
Literalmente.
Mas não posso dizer como esse “confronto” acontece, já que estregaria as surpresas da trama. É apenas necessário dizer que Lou precisa enxergar a si mesmo e suas ações de outros ângulos para aprender a valorizar aquilo que realmente importa.
Logo no início da trama, um novo personagem importante também nos é apresentado: Gabe, um morador de rua, a quem Lou leva um café certa manhã. Esperto e observador, Gabe dá dicas para Lou a respeito de seus companheiros de trabalho, já que ele observa o tempo todo, sentado na calçada, o movimento do prédio. Assim, Lou decide ajudar Gabe e lhe dá um emprego.
A relação de ambos é curiosa e até conturbada em alguns momentos, mas faz com que a trama se desenrole e com que Lou possa crescer como pessoa cada vez mais.
Novamente, usando um misto de temas como amizade, família, redescobrimento e até um pouco de fantasia, Cecelia Ahern nos entrega uma obra bem elaborada, com clima Natalino e pitadas de mistério.
Apesar de ter uma premissa consideravelmente simples, o livro em si é bastante profundo e comovente. Seu grande trunfo, com certeza, são os personagens, sendo eles bem construídos e dinâmicos.
Não perca a chance de ler essa obra, que é mais uma prova do quanto a escrita da autora mundialmente famosa pelo best-seller “P.S.: Eu te amo” é cativante e profunda, capaz de emocionar do início ao fim. Recomendadíssimo!

Trecho: “Não sabia que era impossível dizer à vida quando ele estaria pronto para aprender, e a vida estava lhe dizendo que estava preparada para ensinar. Ele não sabia que não era o caso de apertar alguns botões e, repentinamente, saber de tudo; não sabia que os botões a serem apertados estavam nele mesmo. Lou Suffern achava que sabia de tudo. Mas estava apenas começando a arranhar a superfície” (Pág. 155).

Informações:
Título: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Gênero: Drama
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.


2 comentários:

Taty disse...

Já li Ps eu te amo, mas não conheço outros livros da autora.
Valeu pela dica, vou procurar mais, pois Ps eu te amo é um dos meus livros e filmes também preferidos de todos os tempo.
Abçs

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Taty,
Também sou apaixonada por PS: Eu te amo, e ainda assim, há livros da autora que gosto mais que ele (isso mostra o quanto sou fã dela e de seus livros maravilhosos! hehe). Procure mais livros dela sim, sempre valem a pena. Indico, além de O Presente, A vez da minha vida e O livro do amanhã.
Beijos,
Fabi

Postar um comentário